• Notícias

    Lançamento: Braços da Resistência

    André Gattaz relata a imigração e a luta política dos espanhóis antifranquistas no Brasil
    1 de agosto de 2014
    Braços da Resistência

    A Editora Pontocom está lançando a nova edição de Braços da Resistência: uma história oral da imigração espanhola, de André Gattaz.

    Publicado pela primeira vez em 1996, trata-se de uma obra importante na história oral brasileira, apresentando não apenas o relato do historiador, mas também as histórias de vida textualizadas e uma reflexão sobre os procedimentos metodológicos. 

    O tema central do trabalho é a imigração espanhola nas décadas que se seguiram à Guerra Civil Espanhola (1936-1939), quando centenas de milhares de espanhóis deixaram o país fugindo à repressão franquista e à falta de oportunidades econômicas. Já no Brasil, muitos destes espanhóis se articularam em centros culturais e recreativos, em meio aos quais destacou-se o Centro Democrático Espanhol, em que a atividade política também se fazia presente, e que serve de pano de fundo às narrativas dos imigrantes entrevistados.  

    O livro está disponível em formatos PDF, EPUB e MOBI, e é de download gratuito, como todos os demais livros da Editora Pontocom.

    BAIXE - COMENTE - COMPARTILHE

    Lançamento: Pequenos escritores, grandes autores

    Livro reúne contos, ensaios e crônicas escritos por jovens de 13 e 14 anos
    13 de junho de 2014
    Pequenos escritores, grandes autores

    O livro "Pequenos Escritores, Grandes Autores", organizado pela professora Carine Camara Bizerra, traz 80 textos escritos por alunos do 8º ano do Instituto de Educação Santo Antônio, de Nova Iguaçu-RJ, produzidos no âmbito de um projeto educativo tendo como tema central o valor da leitura e da escrita na formação de atores sociais. O resultado é um panorama variado, composto por crônicas, contos e ensaios, escritos por meninos de meninas de 13 a 14 anos, revelando seus desejos, sonhos e angústias de maneira criativa e bem humorada.

    Vida e Ciência - entrevista com José Israel Vargas

    Livro de José Carlos Sebe Bom Meihy ilumina história da ciência brasileira ao retratar o prof. Vargas.
    27 de março de 2014

    A Editora Pontocom tem o prazer de anunciar o lançamento de VIDA E CIÊNCIA: ENTREVISTA COM JOSÉ ISRAEL VARGAS, de autoria de JOSÉ CARLOS SEBE BOM MEIHY, obra editada em parceria com a Editora Unigranrio e que inaugura a Série Diálogos.

    O livro apresenta o resultado de entrevistas de história de vida feitas pelo historiador com o físico, professor e ex-ministro José Israel Vargas, nome de importância fundamental para se compreender a história da Ciência brasileira. 

    O lançamento ocorreu no dia 26 de março às 11:00 horas, no Auditório Prof. Wilson Chagas de Araújo, no campus Duque de Caxias da Unigranrio e a obra já está disponível para download gratuito no site da Editora Pontocom.

    Catálogo 2013-2014

    Veja abaixo os livros publicados pela Editora Pontocom (excluem-se as reedições de textos de Domínio Público)
    11 de março de 2014
    Catálogo 2013-2014

    Consturando certo por linhas tortas

    Socióloga Claudirene Bandini examina as práticas femininas em igrejas pentecostais
    5 de março de 2014

    Foi lançado neste dia 5 de março o livro "Costurando certo por linhas tortas: práticas femininas em igrejas pentecostais", de Claudirene Bandini.

    Neste texto, a socióloga discute a participação feminina nas igrejas pentecostais, destacando a experiência daquelas mulheres que utilizaram a ascensão na hierarquia institucional de maneira a empoderarem-se – ainda que, contraditoriamente, reproduzindo representações sociais que atribuem à mulher um papel de dependência em relação ao homem. Embasada nas teorias de gênero e religião, e apropriando-se de conceitos como o de habitus, práticas de resistência e empoderamento, a autora utilizou-se da metodologia da história oral para compor narrativas que revelam as experiências das mulheres pastoras e esposas de pastores na busca por uma melhor posição social e institucional.

    Baixe o livro gratuitamente, comente, compartilhe.

    Um ano de Editora Pontocom

    Ao cabo do primeiro ano de atividades, oito livros publicados com exclusividade; outros tantos estão no forno
    1 de março de 2014

    A Editora Pontocom completa neste início de março o primeiro ano de atividades, e gostaríamos aqui de fazer um balanço dos resultados obtidos. Antes, porém, faço um agradecimento a todos os que colaboraram para que o sonho se tornasse realidade – refiro-me aos membros do Conselho Editorial, aos colaboradores, e sobretudo aos autores, que acreditaram no potencial dessa nascente editora e de seu plano de negócios alternativo, oferecendo livros gratuitos aos leitores. Sem vocês, nada disso seria possível.

    A Editora Pontocom constituiu-se enquanto microempresa limitada em julho de 2012. Em janeiro de 2013 iniciou-se a atividade do site em versão de testes, contando com oito títulos de domínio público, em novas edições, adequadas ao atual Acordo Ortográfico e preparadas especialmente para o formato ebook. Em março de 2013 publicaram-se finalmente os dois primeiros livros exclusivos da Editora, que simultaneamente inauguravam a Série Acadêmica (voltada para a publicação de obras acadêmicas) e a Coleção NEHO-USP (dedicada a divulgar o trabalho de pesquisadores e ex-pesquisadores do Núcleo de Estudos em História Oral da USP).

    Nos meses seguintes, estabelecemos conversações com professores e dirigentes da Universidade do Grande Rio, que resultaram na publicação de duas coletâneas multidisciplinares organizadas no âmbito daquela universidade, além do contato para futuras publicações. Ainda no ano de 2013 publicaram-se outros dois títulos pertencentes à Coleção NEHO-USP, além de um livro escrito por pesquisador vinculado à Universidade Estadual de Feira de Santana (Bahia). Concluindo seu primeiro ano de lançamentos exclusivos, já em 2014 foi lançado mais um título da Série Acadêmica, trazendo uma tese de doutorado na área de Sociologia, defendida por pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos.

    Durante este período os livros publicados pela Editora Pontocom foram divulgados em espaços físicos e virtuais – no primeiro caso, destacamos o lançamento de livros, com a presença dos autores, em eventos como o Encontro Nacional de História, em Natal-RN, e o Encontro Regional de História Oral, em Campinas-SP; no ambiente virtual, os livros foram divulgados em blogs, sites, redes sociais etc.

    Atualmente, em função do próprio sucesso da proposta do livro gratuito, assim como da qualidade com que vêm sendo publicados os livros, outros autores estão buscando publicar seus textos na Editora Pontocom. Assim, comemoramos o fato de estarmos, neste primeiro aniversário, com cinco títulos exclusivos e uma publicação institucional em produção.

    1 2

    Editora Pontocom – e-books grátis.