BIOGRAFIA
Nascido em São Paulo, André Gattaz graduou-se em Comunicação Social pala Pontifícia Universidade Católica em 1988, iniciando carreira como jornalista - carreira que abandonou para dedicar-se à História. Graduou-se como Bacharel em História pela USP em 1991, fazendo em seguida o Mestrado e o Doutorado em História Social nesta mesma instituição. Em 1996 teve seu primeiro livro publicado, Braços da Resistência: história oral da imigração espanhola, que além de relatar a atividade política clandestina de imigrantes espanhóis em São Paulo, traz importantes contribuições teóricas à metodologia da História oral. Desde então publicou cerca de duas dezenas de artigos em revistas acadêmicas e coletâneas de artigos, defendendo com vigor a necessidade da textualização nos trabalhos de história oral, desenvolvendo teorias relacionadas à identidade e narrativa e estudando aspectos relacionados aos grupos imigrantes no Brasil. Iniciou nessa época um trabalho paralelo como editor, tendo sido responsável por 12 anos pela edição da revista História Oral. Em setembro de 2001 concluiu seu doutorado na Universidade de São Paulo, tendo como tema a imigração libanesa. No ano seguinte deixou a cidade de sua infância e juventude, mudando-se para Salvador.
Publicou em 1999 o livro de contos O Bug do Milênio. Em 2002, publicou a primeira edição de A Guerra da Palestina: da criação do Estado de Israel à Nova Intifada, passando a atuar também na área de Relações Internacionais. Desde então vem se especializando nas questões geopolíticas, tendo publicado quase uma centena de artigos em periódicos (jornal A Tarde, revistas História da Biblioteca Nacional e História Viva, entre outros) e sites da Internet (Ciranda da Informação e IANotícia, entre outros), além de seu próprio site (www.gattaz.pro.br). Em 2005, publicou a primeira edição de Do Líbano ao Brasil: história oral de imigrantes, cuja segunda edição foi publicada pela Editora Pontocom em 2013. Em 2019 publicou o trabalho Centro Cultural Feso Pro Arte, resultante de pesquisa documental, iconográfica e com história oral. Além disso, é autor de textos didáticos, tendo publicado diversos módulos para o sistema Universidade Aberta do Brasil entre 2009 e 2011, na área de História Geral. Entre os anos de 2003 e 2012 lecionou em diversas universidades em Salvador e no interior da Bahia, e desde 2017 é Assessor Pedagógico no UNIFESO (Teresóplis), atuando na área de design educacional. É fundador e Coordenador Editorial da Editora Pontocom. Organizou, juntamente com Vanessa Rojas Fernandez, a coletânea Imigração e imigrantes: uma coletânea interdisciplinar, publicada em 2015 pela Editora Pontocom. E juntamente com Leandro Seawrhight e José Carlos Sebe Bom Meihy organizou a coletânea História Oral: a democracia das vozes, publicada pela Editora Pontocom em 2019.
LIVROS DO AUTOR
Braços da Resistência: história oral da imigração espanhola. 2ª ed. Salvador: Pontocom, 2014. (1ª ed.: São Paulo: Xamã, 1996)
O Bug do Milênio: contos. São Paulo: Gandalf, 1999.
A Guerra da Palestina: da criação do Estado de Israel à Nova Intifada. 2ª ed. São Paulo: Usina do Livro, 2002 (1ª ed.: 2003)
Do Líbano ao Brasil: História oral de imigrantes. 2ª ed. Salvador: Pontocom, 2012 (1ª ed.: São Paulo, Gandalf, 2005)
Centro Cultural FESO Pro Arte: 20 anos de arte e cultura. Teresópolis: Editora Unifeso / São Paulo: Editora Pontocom, 2019.
COMO ORGANIZADOR
Gattaz, A. e Fernandez, V.P.R. (org.) Imigração e imigrantes: uma coletânea interdisciplinar. Salvador: Pontocom, 2015.
Gattaz, A. Meihy, J.C.S.B., Seawright, L. História oral: a democracia das vozes. São Paulo: Pontocom, 2019.
LIGAÇÕES EXTERNAS